sábado, 30 de abril de 2011

JEJUM DAS FILHAS DE ZELOFEADE - Encerramento: GARANTIR HERANÇA NA TERRA


JEJUM DAS FILHAS DE ZELOFEADE
Sábado, 30 de abril de 2011
Encerramento: GARANTIR HERANÇA NA TERRA
Texto Base: Nm 27:1-4 “Então, vieram as filhas de Zelofeade, filho de Héber, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, filho de José. São estes os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes, e diante de todo o povo, à porta da tenda da consagração, dizendo: Nosso pai morreu no deserto e não estava entre os que se ajuntaram contra o Senhor no grupo de Corá; mas morreu no seu próprio pecado e não teve filhos. Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.”
Rt 4:4-10 ”4 Resolvi, pois, informar-te disso e dizer-te: compra-a na presença destes que estão sentados aqui e na de meu povo; se queres resgatá-la, resgata-a; se não, declara-mo para que eu o saiba, pois outro não há senão tu que a resgate, e eu, depois de ti. Respondeu ele: Eu a resgatarei. 5 Disse, porém, Boaz: No dia em que tomares a terra da mão de Noemi, também a tomarás da mão de Rute, a moabita, já viúva, para suscitar o nome do esposo falecido, sobre a herança dele. 6 Então, disse o resgatador: Para mim não a poderei resgatar, para que não prejudique a minha; redime tu o que me cumpria resgatar, porque eu não poderei fazê-lo. 7 Este era, outrora, o costume em Israel, quanto a resgates e permutas: o que queria confirmar qualquer negócio tirava o calçado e o dava ao seu parceiro; assim se confirmava negócio em Israel. 8 Disse, pois, o resgatador a Boaz: Compra-a tu. E tirou o calçado. 9 Então, Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que comprei da mão de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom; 10 e também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e da porta da sua cidade; disto sois, hoje, testemunhas.”

As filhas de Zelofeade, cinco mulheres que o pai havia morrido no deserto, não teriam segundo a Lei de Moisés direito a nada. Isso era uma determinação, estatuto.
Estas cinco moças estavam completamente desamparadas, elas não tinham irmãos e a herança que lhes pertencia, não lhes seria entregue. E é exatamente o que tem acontecido na vida de muitos e muitos cristãos. Nós temos uma herança, mas nós não corremos atrás dessa herança, porque preferimos nos acomodar ou então preferimos blasfemar contra Deus ou aceitar uma situação de roubo. Estas moças, elas quebraram todos os paradigmas, quebraram todas as barreiras, venceram todos os impedimentos por que: Elas estavam amparadas por uma oferta que era memorial - Zelofeade foi um servo de Deus que não participou da revolta contra Moisés.
Essas atitudes delas abriram oportunidades para outras mulheres e pessoas que não teriam direito a herança e poderiam passar pela vida de forma miserável por causa do destino. Entre essas estariam Noemi e sua nora Rute a Moabita. Rute e Noemi seriam viúvas sem direito a nada, viveriam, além da viuvez, uma vida de amargura, tristeza e solidão.  Porém graças a essas cinco mulheres apostólicas elas tiveram herança garantida no futuro. Elas tiveram uma atitude parecida com a de Jesus, intercedendo por aqueles que ainda nem existiam.
Jo 17:20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra”

A - PARA GARANTIR HERANÇA NA TERRA:

1º COMO RUTE, EU PRECISO SER FIEL ÀS MINHAS ALIANÇAS.
Rt 2:11-12 “11 Respondeu Boaz e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste e vieste para um povo que dantes não conhecias. 12 O SENHOR retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio.”

2º COMO NOEMI, EU PRECISO SER GRATA E RETRIBUIR COM FIDELIDADE.
Rt 2:1,2 e 4  “1 Disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de eu buscar-te um lar, para que sejas feliz? 2 Ora, pois, não é Boaz, na companhia de cujas servas estiveste, um dos nossos parentes? Eis que esta noite alimpará a cevada na eira. 4 Quando ele repousar, notarás o lugar em que se deita; então, chegarás, e lhe descobrirás os pés, e te deitarás; ele te dirá o que deves fazer.”

3º COMO BOAZ PAGUE UM PREÇO PELO RESGATE DE VIDAS QUE PRECISAM.
Rt. 3:11-13 “11 Agora, pois, minha filha, não tenhas receio; tudo quanto disseste eu te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa. 12 Ora, é muito verdade que eu sou resgatador; mas ainda outro resgatador há mais chegado do que eu. 13 Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã, se ele te quiser resgatar, bem está, que te resgate; porém, se não lhe apraz resgatar-te, eu o farei, tão certo como vive o SENHOR; deita-te aqui até à manhã.”

Da mesma maneira Boaz pôde ser um resgatador dos bens de ambas como Jesus é o nosso resgatador de todas as coisas.

Ef 1:13-1413 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”

QUANDO GARANTIMOS HERANÇA NA TERRA VIVEMOS Rt 4:10-17:
“10 e também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e da porta da sua cidade; disto sois, hoje, testemunhas. 11 Todo o povo que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas; o SENHOR faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e tu, Boaz, há-te valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém. 12  Seja a tua casa como a casa de Perez, que Tamar teve de Judá, pela prole que o SENHOR te der desta jovem. 13 Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho. 14 Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. 15 Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. 16 Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele. 17 As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.”

B - GARANTIDA A MINHA HERANÇA POR JESUS, MEU ALIADO, FIEL E RESGATADOR:

·        RECEBO A HERANÇA DOS FILHOS DE ABRAÃO;
·        A ESTERILIDADE E A MISÉRIA FAMILIAR SÃO QUEBRADAS
·        MINHA FAMÍLIA SE TORNA AFAMADA NA TERRA;
·        FAÇO PARTE NA GENEALOGIA E DO SANGUE DE JESUS CRISTO;
·        OS BENS DA FAMÍLIA SÃO RESGATADOS E AINDA ACRESCENTADOS EM MUITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário